Projeto música

Projeto  Brincando com Músicas

Professora – Raquel Ordahy
Turma – Maternal I 

Objetivos:
·      Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
·      Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
·      Promover contatos com a linguagem oral e musical;
·      Propiciar um ambiente onde as crianças possam desenvolver sua autonomia de forma saudável e feliz;
·      Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;
·      Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;
·      Promover o desenvolvimento da expressão corporal.

Conteúdos:
·      Integração, socialização
·      Comunicação
·      Afetividade (vínculo)
·      Autoestima
·      Autonomia
·      Identidade
·      Faz de conta
·      Canções variadas;
·      Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
·      Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
·      Participação em situações que integram música, movimento e canção;
·      Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.
Culminância:
Um CD com as músicas e histórias preferidas da turma.
Atividades com as famílias.
Sacola literária a criança escolherá um livro todo os finais de semana para levar para casa, o pai e a mãe ira ler a história com a criança, uma vez para cada um no mínimo, para estimular a criança pelo abito de ler. 
Ideias para trabalhar com a turma.

·         Instrumentos musicais feitos com sucata Ex. Tambor com latas, Chocalho feito com garrafa pet, copo de iogurte, Garrafa pet com sagu, arroz, feijão, milho dentro
·         Caixa surpresa, caixa de papelão encapada e com um buraco para caber a mãozinha das crianças
·         Varal das sensações com vários materiais de diferentes texturas colados em folhas sulfite penduradas. Ex. papel colado com, lixa, algodão, linhas e etc...
·         Fazer bolhas de sabão e deixar as crianças soprarem (canudo grosso), de “milke shaike”.
·         Cabides de fita e tampas com gravuras (mobile)
·         Mural de histórias com tnt, colar gravuras contando histórias...

Procedimentos/ Atividades
·         Histórias narradas.
·         Teatros de fantoches e dedoches.
·         Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
·         Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
·         Brincadeiras no pátio com jogos de movimentos “circuito andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar”, com bola fazer lançamento, chute, etc; brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos.
·         Na sala tentar fazer cantos de brinquedos e brincadeiras (leitura, beleza, música).
·         Uma caixa com percepção visual (coisas coloridas para estimular a percepção de cores).
·         Fazer na rodinha, músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
·         CD de músicas de vários ritmos;
·         Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
·         Atividades de desenho e pintura livre giz de cera, tintas e cola colorida.
·         Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
·         Modelagem de argila e massinha de modelar;
·         Brincar com fantasias; ter na sala uma caixa onde as crianças possam colocar e tirar as fantasias.
·         Saco surpresa;
·         Técnica do espelho;


·         Atividades com as famílias: sacola literária;





























Músicas trabalhadas no projeto


Avião Patati Patata
Quem quer brincar neste avião levanta a mão? – Eu!
Quem quer brincar? – Eu!
Levanta a mão


Com Patati com Patatá vou viajar,
A alegria de viver está no ar!
O arco-íris vamos alcançar

Tudo que eu sonhar
Vou realizar!
Descobrir que as nuvens são feitas de algodão.
Quanta emoção!
                         

Dirigindo meu carro Xuxa

Dirigindo meu carro, Dirigindo meu carro,
Eu vou à praia dirigindo, O meu carro,
Sinal vermelho, Parou,
Como é que faz o barulho do para-brisa? Xiu-xiu-xiu,


Sinal vermelho, Parou,
Como é que faz o barulho da buzina? Bi-bi-bi,


Sinal vermelho, Parou,
Como é que faz o barulho do motor? Brum-brum-brum.

A Dona aranha Canção Popular

A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva
O sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir

Ela é teimosa
E desobediente
Sobe, sobe, sobe
E nunca está contente




Eu vou andar trem Canções Escoteiras

Eu vou andar trem,
Você vai também

Só falta comprar a Passagem
Passagem do velho trem

PAROU!

MÃOZINHA PRÁ FRENTE (DEDINHO PRÁ CIMA, PEZINHO PRÁ DENTRO, JOELHINHO DOBRADO, CABECINHA PARA O LADO, BUNDINHA PRÁ TRAZ)
e tchu tchu tcha
e tchu tchu tchá
e tchu tchu tchá
tchá tchá



Meu Pintinho Amarelinho Canção Popular

Meu pintinho amarelinho
Cape aqui na minha mão na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos ele cisca o chão

Ele bate as asas Ele faz Piu-Piu
Mas tem muito medos É do gavião
Ele bate as asas Ele faz Piu-Piu
Mas tem muito medos É do gavião



Não atire o pau no gato Canção Popular

Não atire o pau no gato to.
Porque isso so
Não se faz faz faz
O gatinho nho
É nosso amigo go
Não devemos maltratar
Os animais
Jamais



Os Indiozinhos Canção Popular

1, 2, 3 indiozinhos
4, 5, 6 indiozinhos
7, 8, 9 indiozinhos
10 no pequeno bote

Vinham navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou
Mas não virou

Borboletinha Canção Popular

Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para madrinha

Poti poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica pau pau pau.


O sapo não lava o pé Canção Popular

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé
Porque não quer


Mas que chulé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário